quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Ginecomastia

Ginecomastia

ginecomastia é o desenvolvimento excessivos das glândulas mamárias nos homens, resultando no aumento do peito, que algumas vezes pode provocar a secreção de leite (galactorreia). Pode ocorrer em um ou em ambos peitorais; usualmente, manifesta-se por uma coceira persistente e o aparecimento de um nódulo logo abaixo do mamilo. Nos adolescentes a ginecomastia é geralmente fonte de um desconforto psicológico, porém na grande maioria de garotos aginecomastia é decorrente da obesidade e o desenvolvimento das mamas diminui ou desaparece em alguns anos.

As causas da ginecomastia são incertas, porém ela é geralmente atribuída ao desequilíbrio de hormônios sexuais. A proeminência da mama pode resultar em hipertrofia do tecido do peito e adiposidade na região, sendo tipicamente uma combinação dos dois. A proeminência da mama causada somente pelo excesso de tecido adiposo é geralmente chamado de lipomastia.


Ginecomastia x Esteróides Anabolizantes

ginecomastia muitas vezes é desenvolvida por usuários de esteróidesanabólicos, especialmente pelos androgênicos. Ocorre que estes são os mais suscetíveis à aromatização, e a ginecomastia é um dos efeitos da aromatização. Às vezes, este processo é tão saliente que o nódulo formado abaixo do mamilo começa a atrair qualquer gordura existente em volta, aumentando ainda mais a saliência e piorando ainda mais o quadro. Por este motivo é sempre aconselhável realizar uma terapia pós ciclo (tpc) para normalizar o mias rápido possível o eixo hormonal e evitar alguns colaterais.

Muitos casos de ginecomastia são idiopáticos, o que significa que não têm causa clara. As causas patológicas potenciais da ginecomastia são:

● Medicamentos incluindo hormônios (Anabolizantes)
● Elevação no estrogênio sérico
● Diminuição na produção de testosterona
● Defeitos no receptor de andrógenos
● Doença crônica nos rins
● Doença crônica no fígado
● AIDS e outras doenças crônicas

Tratamento da ginecomastia
A melhor forma de tratar a ginecomastia é evitar que ela apareça. Citrato de tamoxifeno (NOLVADEX) é um antagonista de estrógenos que trabalha bloqueando os receptores de estrógenos, sendo o medicamento mais utilizado entre os usuários de esteróides. O citrato de tamoxifeno é usado principalmente para tratar câncer de mama em mulheres. Este medicamento pode causar a redução parcial da ginecomastia. Como lado negativo, o uso de NOLVADEX vem sendo relacionado com o desenvolvimento de câncer de fígado e uterino em mulheres que se servem dele por longo período.

Como utilizar o Tamoxifeno pra prevenir ginecomastia em ciclos?
Não é uma proteção 100% segura, pois depende da droga, pois alguns esteróidessimplesmente não aromatizam como no caso da Trenbolona (Finaplix), porém pode causar um outro tipo de ginecomastia, a de origem prostogênica, depende também da dosagem, o tempo de uso e claro a disposição genética de cada um. É normalmente utilizado em dosagens que variam de 10-40mg/dia conforme os fatores acima citados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário